10) - O Fogo Não se Apagará
10) - O Fogo Não se Apagará

     coração

Texto: Levítico  6:10-13

  E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.  Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo.  O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.  O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

 Introdução: Uma das coisas mais interessante do Velho Testamento é a simbologia e alegorias das peças dadas por Deus para que o povo de Israel prestassem cultos a Ele, este utensílios das peças do tabernáculos  ao longo dos anos tem nos ensinados grande lições e precisamente nas ordenações da maneira de como fazer os sacríficos de animais e como manter a o fogo sempre aceso continuamente.

 Transição: No texto bíblico que lemos vemos no livro de Levíticos a ordenanças da Lei do Holocausto, que deveria ser realizado pelos sacerdotes e pelo sumo-sacerdote conforme a necessidade dos sacrifícios. Consentia em realizar o sacrifício com um animal  sem mancha e deveria ser sacrificado e colocado no altar de bronze  e queimado para a oferta do pecado. No altar deveria ser colocadas a lenha que deveria ser acesa pela manhã e mantê-la sempre acesa continuamente para o sacrifício dos animais e oferta do pecado. Estes sacrifícios eram realizados constantemente conforme a necessidade do povo. Veremos então algumas lições destas peças que representava a expiação do pecado do povo diante de Deus.

Vejamos:  O Holocausto  era um sacrifício que estava completamente queimado. Nada dele era comido, e então o fogo consumia o sacrifício inteiro. É importante notar que o fogo jamais se apagava:

  “ O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará."

 O adorador israelita trazia um animal masculino um touro, cordeiro, cabra, pombo, ou rola, que (dependia da riqueza do adorador) para a porta do tabernáculo. 

Lev 1:3 Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.

 O animal deveria ser sem defeito. O adorador então colocava as mãos dele na cabeça do animal, e em consciência que este animal inocente estava sendo reputado por pecador, ele buscaria o Senhor para perdão e então mataria o animal imediatamente.

 - E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. - Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação. - Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. - E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. - Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar; 9 - Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor. Levítico 1:4-9

O sacerdote era responsável por lavar as várias partes do animal antes de colocar sobre o altar.


Lev 1:6-9 "Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao senhor."

 A oferta queimada era realizada para reconciliação dos pecados do povo contra o Senhor, que os separavam de Deus, e era uma oferta de dedicação contínua de suas vidas ao Senhor. 

 I – O Altar -  Símbolo do Coração

“O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará”

Feito de madeiras, pedras ou  terra ou de pedras (Ex 20,24), o altar servia em geral para oferecer sacrifícios; ocasionalmente é um monumento que lembra experiências religiosas dos patriarcas (Gn 12,8; 13,8; 26,25; 33,20). O altar de madeira era revestido de metal e  tinha nos ângulos quatro pontas salientes, chamadas também chifres; (lev.4:5) elas simbolizavam o poder e a força de Deus (Ex 27,2; 37,25). Um criminoso agarrando-se nelas poderia garantir para si o asilo (21,14; 1Rs 1,50) e escapar à vingança de sangue. No templo havia o altar dos holocaustos e o altar do incenso. No NT o altar perde sua importância, pois Cristo aboliu com seu sangue os sacrifícios cruentos do AT (Hb 9,28).

II  – A lenha – Símbolo da Oração e da Palavra de Deus

      “mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã”,

O que é lenha? A lenha é qualquer pedaço de madeira que gera combustível para o fogo. Existem dois tipos de lenhas. A lenha verde, geralmente não se atém o fogo, mas a lenha seca pega-se fogo mais rápido. Como o fogo é o produto da combustão de materiais inflamáveis, ele necessita de bastante madeira e combustível para desenvolver e manter as chama aceso. Interessante também nessa questão é que não é qualquer tipo de lenha que serve para manter o fogo aceso. Também é importante manter o estoque de lenha que é suficiente para ser colocado no fogo, a medida que vão consumindo pelo fogo e virando cinzas. Estas madeiras também precisam estar juntas para formarem brasas necessárias que mantem o fogo “ardendo continuamente” e num lugar determinado para isso.  O Sacerdote é a pessoa responsável para manter a relação entre o fogo e o altar em harmonia. Mas ele só conseguirá realizar esse feito, de acordo com a vontade de Deus. Para isso era preciso realizar três tarefas diariamente. Vejamos:

1– Retirar as cinzas e colocar do lado do altar. (v.10)

Esta tarefa de retirar a cinzas tem o objetivo de remover os resíduos desnecessários que, geralmente ficam sobre o altar após a queimada da madeira. Estes resíduos devem ser removidos definitivamente e colocado de lado do altar.

 2 – Acender a lenha toda a manhã, (v.12)

Esta prática deveria ser feita todas as manhãs, como uma tarefa primária do sacerdote. Ele deveria ficar atento, para colocar novas lenhas sobre o altar para manter o fogo acesso continuamente. Acender a lenha “significa revisar diariamente nossa vida de devoção e comunhão com Deus mantendo uma vida de oração e estudo na Palavra de Deus”

3– Colocar em ordem o holocausto (v.12)

Essa prática tem um significado muito amplo que é o de  “negar-se a si mesmo” o holocausto representa a negação de si próprio para beneficiar a outrem.  O resultado destas tarefas diariamente e os cuidados e  a não extinção do fogo sobre o altar, que significa que a presença de Deus é  constante em nossas vidas. Por isso o fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará”

Um fogo pode apagar-se simplesmente mediante a remoção do combustível, ou por falta de lenha. Desde o Antigo Testamento, a ordem de Deus era “o fogo pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará, mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã… (Lv 6.12).

lenha é o elemento usado para manter o fogo do altar aceso, a lenha pode manter a chama do fogo acesa por um período longo e constante. Para que o fogo do altar permaneça aceso é necessário colocar lenha todo dia.

Qual lenha que deve ser posta no fogo? Figuradamente três tipos de lenha:

 1- A nossa  Vida  de Oração.

A lenha a ser posta no fogo é a nossa oração. “O combustível do crente.” A oração na vida do crente, não é questão de escolha ou opção, é uma questão de necessidade e sobrevivência espiritual.

 As Sagradas Escrituras dizem:

– “… sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer.” (Lc 18.1).

– “… perseverai na oração.” (Rm 12.12b).

– “Perseverai em oração…” (Cl 4.2).

– “Orai sem cessar.” (1Tss 5.17).

Quando perseveramos em oração – “o fogo pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará…” (Lv 6.12ª). 

Mantenha a chama acesa! Lembre-se: “Sem lenha, o fogo se apagará…” (Pv 26.20ª).

 

2- A Palavra de Deus.

A Palavra de Deus é o elemento principal para que o fogo permaneça aceso no coração. Meditando e praticando a Palavra de Deus todos os dias estaremos  colocando lenha na fogueira do altar e assim não deixando sua chama apagar. 

A Palavra é Poderosa e Inflama:

  • O Senhor disse. (Jr 23.29).

– “Não é a minha palavra como fogo?…”

  • Os dois discípulos no caminho de Emaús. (Lc 24.32).

– “E disseram um para o outro: Porventura, não nos ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?”  

3) -  Uma Vida de  Consagração. (Lv 6.18).

 Pela própria experiência muitas pessoas sabem que lenha encharcada ao invés de alimentar o fogo, o apaga. Mesmo com o cuidado persistente da pessoa interessada, poderá haver apenas muita fumaça e ao cessar dos assopros, pode pagar-se. Vidas não consagrada são “lenhas encharcadas”, que resistem ao fogo do Espírito Santo.

  III – A Gordura – Óleo - Símbolo do Espirito Santo

e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas

A diferença entre os termos gordura e óleo esta na sua forma física. As gorduras são sólidas e os óleos líquidos. O óleo tem uma larga aplicação na vida oriental. Serve para  iluminação, lubrificação, vitalizar a pele e os cabelos, para a cura de certas enfermidades e feridas. Entre os Israelitas era muito conhecido. Era também usado como combustível para o fogo. Na vida do cristão não pode faltar o óleo, que representa o Espirito Santo na vida de cada um de nós.

IV – O Fogo – Símbolo do Poder do Espírito Santo.

“ O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará."

O Espírito é comparado ao fogo porque o fogo aquece, ilumina, espalha-se e purifica (Is 4.4; Jr 20:9; Mt. 3:11; Lc 3:16). O fogo ilustra a limpeza, a purificação e o zelo produzido pela unção do Espírito. O fogo também é sinal da presença de Deus, pois, as manifestações de Deus, algumas vezes, eram acompanhadas pelo fogo (Êx 3.2; 13.21,22; 19.18; Dt 4.11).

Quando o cristão deixa de buscar a presença de Deus o fogo espiritual de sua vida vai sendo consumido e se apaga. E isso é prejudicial a sua vida espiritual, sem lenha o fogo se apaga (prov 26:20). Sem vida espiritual  estamos propenso a uma vida de pecados e toda impurezas no coração. Por esta razão há uma advertência profunda da palavra de Deus em 1°  Tessalonicenses 5:19  - Não extingais o Espírito. O que é extingar?  Extingar  vem da palavra “Extinguir”  que quer dizer “fazer desaparecer, aniquilar, apagar o fogo”

V – As Brasas – Símbolo da Evangelização

Ezequiel 10:2

 - E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.

Mateus 12:20

- Não esmagará a cana quebrada, E não apagará o morrão que fumega, Até que faça triunfar o juízo;

Quando entendemos que o fogo para continuar aceso, as lenhas devem ser colocadas e quando começam a se queimar as brasas vão surgindo normalmente e estas brasas é que mantem o fogo acesso. Brasas é o carvão ardente, mas sem chama. Quando o fogo vai se apagando geralmente a brasa continuam acesas e ao sopro do vento as chamas se acendem novamente. Na vida do cristão é importante ele manter estas brasas vivas em sua vida, porque são elas que mantem o fogo aceso ao sopro do espirito santo. Na vida de uma igreja são necessárias estas brasas, porque representa a evangelização das pessoas. Ezequiel teve a visão e a voz doa anjo que lhe disse:  e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins e espalha-as sobre a cidade.. A pregação do Evangelho que é as Boas Novas devem ser espalhadas em todas as cidades e isto é uma realidade que deve ter no coração de quem está com o coração queimando cheio de brasas. Brasas também fala da ardor,  dos desejos da paixão pelas almas e do coração que deseja ganhar almas para o Reino de Deus.

VI  - As Cinzas – Símbolo do Pecado

Levítico 6:10-13

10 - E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho, sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.

11 - Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo.

A Retirada das Cinzas é uma tarefa muito importante que tinha como objetivo remover todos resíduos que foram queimados da madeira, geralmente que ficavam sobre o altar. Estas cinzas representas as nossas lembranças do nosso passado ou de  nossos pecados que foram consumidos no holocausto. Como já foram consumidas, logo as cinzas precisam ser retiradas e jogadas  fora. Veja o texto: (v11) - Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza fora do arraial para um lugar limpo. Nossos pecados já foram pagos no sacrifico de Jesus e não podemos guardar em nossos corações nenhum pecado,  devemos confessá-los para termos uma vida pura diante de Deus. Não devemos nos alimentar das praticas do passado do velho homem da natureza antiga, dos pecados passados, pois somos  novas criaturas em Cristo. Tudo se fez novo 2° Coríntios 5:17 diz:- Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

 

Conclusão: Ao terminar de estudar este vasto assunto vemos então a necessidades de estarmos cada vez mais firmes na Graça do Senhor Jesus. Realmente que em nossos corações não falte, a lenha  que é o combustível para um melhor relacionamento com Deus, e nunca falte o óleo sobre a nossa cabeças, porque é a parte que traz unção na vida de cada um. Consequentemente se tivermos  lenha e óleo o fogo nunca se apagará, continuará aceso. Mas não devemos deixar as cinzas tomar conta do coração, porque cinzas é símbolo de morte, de tudo que já acabou, ou que tenha queimado. Que Deus continue a nos abençoar sempre e nos orientar em toda a boa maneira de vivermos em Cristo Jesus.

       fogo

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Vote
Você Conhece Jesus Cristo o Salvador do Mundo?
Sim
Não
De Ouvir Falar
Quero Conhece-lo
Não preciso dele
Sou salvo por Jesus
Tenho-o No Meu Coração
Outros
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (1380 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 

VISITE MEU BLOG DE POESIA

http://mensagemdopoeta

agenivaldosilva.blogspot.com.br/