Criar um Site Grátis Fantástico
13) - Alguns Tipo de Lepra
13) - Alguns Tipo de Lepra

 

Alguns Tipo  de Lepra

Texto: Marcos 1: 40 – 44

Marcos 1:40-44

E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. - E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.- E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo. - E, advertindo-o severamente, logo o despediu. - E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou para lhes servir de testemunho.

Introdução

A Lepra Cientificamente

A lepra é uma doença infecciosa crónica causada pelo bacilo de Hansen, cujo nome científico é Mycobacterium leprae. Caracterizam-se pelos sintomas nervosos e cutâneos, com o aparecimento de manchas, tubérculos e úlceras.

Ao longo da história, a lepra foi um estigma para aqueles que padeciam da mesma. Os leprosos costumavam ser excluídos da sociedade e fechados em leprosários embora, hoje em dia, se saiba que se trata de uma doença de muito baixa transmissibilidade se for tratada corretamente.

Podem-se distinguir dois tipos de lepra: a lepra tuberculóide, que causa manchas que se tornam anestésicas, e a lepra lepromatosa, que se caracteriza pelos grandes nódulos chamados lepromas.

A Lepra nos tempos bíblicos

A lepra (em hebraico: tzaraat ou çãra‘ath) era uma palavra usada para várias doenças de pele. Em outros casos, a mesma palavra falava de manchas em roupas ou paredes, que nós poderíamos chamar hoje de fungo ou mofo, em suma, algo que era cerimonialmente impuro. De acordo com a Lei, uma pessoa leprosa era considerada imunda: “Disse o Senhor a Moisés e a Arão: O homem que tiver na sua pele inchação (inchaço), ou pústula (erupção), ou mancha lustrosa (mancha brilhante), e isto nela se tornar como praga de lepra, será levado a Arão, o sacerdote, ou a um de seus filhos, sacerdotes. O sacerdote lhe examinará a praga na pele; se o pêlo na praga se tornou branco, e a praga parecer mais funda do que a pele da sua carne, é praga de lepra; o sacerdote o examinará e o declarará imundo” (Lv 13: 1-3).

A lepra e os leprosos na época de Jesus

Na época de Jesus a lepra era uma doença terrível e incurável. Desde o momento em que era constada a lepra, o leproso era privado do convívio das outras pessoas e ficavam em um lugar isolado. O Novo Testamento nos mostra a situação dos leprosos, a sua vida em cavernas afastadas das pessoas. Se porventura um deles tivesse de andar ao encontro das pessoas, teriam que tocar um sino, para se auto anunciar e determinar a distância. Isto queria dizer que estava passando um imundo, um contaminado pela lepra. A situação do leproso era humilhante, visto que a lepra era considerada no Judaísmo um estado de grande impureza, sua situação não tinha solução. Em caso de um leproso tornar-se curado, ele teria que ir até o Templo de Jerusalém se apresentar ao sacerdote que o examinava e o liberava para conviver com qualquer pessoa. Jesus sabedor das normas do Judaísmo depois da cura do leproso ordenou que fosse se apresentar ao sacerdote. A narrativa confirma que no mesmo instante, a lepra desapareceu.

 1) – A Lepra da Soberba e Orgulho – Ex. 4:6

 Êxodo 4:6-7

 - E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.  - E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.

Primeiros 40 anos no palácio de Faraó

  1. – O Grande homem – Adotado por Faraó – tornou-se um grande homem, guerreiro, lutador e filho do grande Faraó.
  2. – Conhecedor de toda a ciência do Egito.
  3. – Aprendeu que não era nada.

A mão de Moisés leprosa significa as condições do coração. O que há no peito é mostrado em sua mão. Depois colocou a mão de novo cheia de lepra no peito e já não estava mais com lepra. Isto significa que agora estava purificado para o seu chamado.

Segundo 40 anos apascentando ovelhas

  1. – Moisés é humilde – obediente a Deus
  2. – Moisés preparado para a obra de Deus – cumpre seu chamado.
  3. – Moisés transformado sem a soberba e orgulho.

 2) – A Lepra da Murmuração – Numeros 12:1

  Miriã, que falou mal de Moisés (Números 12);

 Números 12:1

1 - E falaram  Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita.

Números 12:10

10 - E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.

 

  1. – A família de Moisés – Eram Arão – Miriã e ele casa-se com uma Cusita ( descendente de cão ) Ela era de pele negra ou morena, esta era a razão da reclamação de Miriã. Mas na verdade a murmuração é contra a liderança de Moisés e Deus a pune com a lepra por ter murmurado contra Moisés.
  2. – O Ministério de Moisés – Ele não fez nada. Apenas recebe as críticas.

 3) – A Lepra da Ganancia – 2º Reis 5: 1

II Reis 5:1

1 - E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.

II Reis 5:27

27 - Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

  1. – As qualidades de Naamã que eram boa.
  2. – O Orgulho de ser um general, isso por ser conhecido nacional
  3. – Orgulho de ser importante e muito rico.

Mas era leproso.

Geasí por ter sido ganancioso e querer ficar com os presente que foram rejeitados ficou leproso com a lepra de Naamã.

4) – A Lepra da Transgressão – 2 º Cronicas 26: 16

 II Crônicas 26:16-20

16 - Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.

17 - Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do SENHOR, homens valentes.

18 - E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do SENHOR Deus.

19 - Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso. Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do SENHOR, junto ao altar do incenso.

20 - Então o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira.

 Consequências da lepra da Transgressão -

  1. – Sai da casa do Senhor.
  2. – Vive separado do Senhor.
  3. – Excluído do Senhor.
  4. Ficou leproso ate o dia de sua morte.

 MARCOS 1:40 – 44

40 - E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.

41 - E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.

Marcos 1:42

42 - E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.

Nesta passagem Jesus estava pregando por muitos lugares e ensinando  o povo, quando se aproximou dele um leproso que rogando-lhe pede para ser curado de sua doença. Vemos aqui nesta passagem algumas lições muito importantes para nossas vidas. A história deste homem com lepra primeiramente ele jamais poderia se aproximar de Jesus, mas ele rogando a Jesus, quebra esta barreira e pede para ele que deseja ser curado. E Jesus movido de grande compaixão curou a sua doença.

As lições que aprendemos aqui são importantes.

  • – Ele reconheceu seu estado. (40)
  • – Aproximou-se de Jesus.
  • – Humilhou-se diante de Jesus.
  • – Clamou a Jesus.

Resultado do Seu encontro de Jesus

  • – Jesus moveu-se de grande compaixão. (41)
  • – Jesus estendeu a sua mão.
  • – Jesus tocou no leproso.
  • – Jesus curou a lepra.

 

Conclusão

 Jesus vem trazer vida ao leproso excluído do convívio social.

A cura da lepra realizada por Jesus demonstra seu poder divino, mas também tem um caráter de libertação da exclusão social, causado pelo sistema religioso do templo.

Num primeiro momento Jesus, respeita o sistema do Templo vigente enviando aquele homem de fé para se apresentar aos sacerdotes no Templo de Jerusalém, para que sua vida e inserção na vida social não fossem complicadas perante as lideranças judaicas. Jesus via que além da cura era necessária a integração social conforme o costume.

 

 

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Vote
Você Conhece Jesus Cristo o Salvador do Mundo?
Sim
Não
De Ouvir Falar
Quero Conhece-lo
Não preciso dele
Sou salvo por Jesus
Tenho-o No Meu Coração
Outros
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (1377 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 

VISITE MEU BLOG DE POESIA

http://mensagemdopoeta

agenivaldosilva.blogspot.com.br/