Criar uma Loja Virtual Grátis
19) - A Caminhada de Nossas Vidas
19) - A Caminhada de Nossas Vidas

 jesus

 

Tema : A caminhada de nossas vidas

Texto:  Lucas 24:13-32

13 - E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. 14 - E iam falando entre si de tudo aquilo que havia  sucedido.15 - E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.16 - Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.17 - E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? 18 - E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? 19 - E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; 20 - E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. 21 - E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 22 - É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; 23 - E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. 24 - E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. 25 - E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! 26 - Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? 27 - E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. 28 - E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. 29 - E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. 30 - E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lhe deu. 31 - Abriram sê-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapercebeu-lhes. 32 - E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?

Introdução. Com certeza em nossas vidas, nesta  longa caminhada, já vivemos lindos e maravilhosos momentos. Nesta estrada também já tivemos grande amigos e percorremos juntos e compartilhamos momentos difíceis e alegres. Nesta estrada já deixamos também amigos que nunca mais nos encontramos  e outros que perdemos e outros que partiram e também ganhamos novos amigos que com ternura guardamos em nossos corações.  Nesta estrada tivemos boas e ruins experiências... Algumas fizeram a gente chorar e sorrir, mas para cada caminhada avançamos com nossos passos  firmes na esperança de um dia ser melhor.

Transição. Neste texto bíblico Lucas relata que dois amigos caminhavam numa estrada rural  ao arredores de Jerusalém, esta estrada era a noroeste de Jerusalém e sua distância  de 11 kl aproximadamente. A palavra Emaús significa “Riacho Quente”. O relato bíblico não relata o nome dos dois amigos e discípulos de Jesus apenas um de nome  Cléopas. Eles estavam  conversando sobre os últimos acontecimentos que se deram em Jerusalém,  sobre a morte e crucificação de Jesus. Jesus havia sido morto e ressuscitado e nesta estrada enquanto os dois amigos conversavam Jesus aparece pare eles  e pergunta: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?E assim Jesus inicia um diálogo com estes dois amigos e nestes textos vamos  aprender algumas importante lições para nossas vidas.

I – Não Reconheceram que era Jesus (16)

Esta lição nos ensina bem claro que embora falassem de Jesus, e estavam  andando com Jesus, não  reconheceram que era  Jesus. Muitas vezes agimos assim, falamos de Jesus, pensamos de Jesus, e até achamos que  andamos com Jesus, mas não reconhecemos quem é Jesus em nossas vidas. Porque agimos assim? A resposta está no próprio texto.

a)      – Os olhos estavam que fechados, para que o não conhecesse. – (16)

Algumas vezes em nossas vida não percebemos as coisas que nos acontecem, as vezes por distrações e outras vezes por acharmos que não nos importamos com os fatos, mas as vezes agimos como se nossos olhos estivessem fechados e por esta razão não vemos nada a nossa volta. Nossos olhos espirituais muitas vezes ficam fechados para não vermos Jesus perto da gente. Precisamos  abrir os nossos olhos e enxergar o que nos é de direito e ver as grandezas de Jesus.

b)      – Tristeza e Frustrações – (17 – 22)

A tristeza e frustrações em nossas vidas são destrutivas para nossa fé. Quando estamos tristes não temos coragem de agir e de ver as possibilidades de vitória. Já a frustração é algo que destroem totalmente a visão de quem deseja caminhar com Jesus. Geralmente uma pessoa frustrada, sente-se derrotada e sem esperança e isso faz com que ela não veja a vitória em sua volta e sim a derrota. Não podemos ser assim... Precisamos resgatar isso em nossa maneira de viver... [Deixar a tristeza e a frustração  e começar a andar realmente com Jesus.

c)      – Não acreditaram no relato das mulheres -  ( 22 – 24)

Quando Jesus ressuscitou foram  as mulheres que viram primeiro este fato, porque elas foram ao sepulcro e não encontraram Ele lá e elas avisaram os apóstolos que em seguida foram lá também mas não encontraram Jesus,   apenas as suas vestes. Deste modo muitos creram no que as mulheres diziam. Mas muito também não. O fato de que as mulheres  anunciaram estas coisas alguns pensaram que elas estavam falando demais, (coisas de mulher falar de mais), por esta razão eles não perceberam que era Jesus que estava falando com eles.

II – Constrangeram a ficarem com eles  - (29)

Constrangeram: Forçar uma pessoa a realizar alguma coisa que a mesma não quer; obrigar, coagir ou impor.

Os discípulos mesmo sem entender  constrangeram a Jesus ficar com eles, este fato impulsiona os discípulos a dizerem “fica conosco” . Um pedido meio forçado, sem jeito, mas eficaz. Fica conosco é uma fala que nos conclama a ter urgência com sua permanência. A dia já estava terminado e a noite se aproxima e então os dois amigos, convidaram forçadamente para que Jesus ficassem com eles, devido a dois fatores;

a)      – Já é tarde –

Aqui nos ensina que o dia já está tarde, ou seja, já não da mais tempo pra nada. Temos que pensar que não a mais tempo para mais nada, o tempo ruge e nos adverte Jesus esta voltando e importa que apressemos em fazer a sua obra...enquanto é dia porque a noite não da para trabalhar.

b)      – Já declinou o dia.

A noite estava chegando e a escuridão esta prestes a chegar, e a noite é perigosa, muito coisa ruim pode acontecer a noite que ninguém espera. O dia já esta se declinando, ou seja, terminado...                                                                                                                                                                                     

III – Jesus entrou e sentou-se a mesa com eles  e tomando o pão abençoou e partiu – (32)

   Depois deste convite meio forçado, constrangedor Jesus entrou para ficar com os discípulos. Não é dito que lugar era aquele, mas apenas que era em Emaús. Talvez uma residência onde os discípulos se encontrassem sempre ou mesmo a casa de um destes discípulos. No entanto Jesus entrou para ficar com eles. Eles não tinham percebido ainda que fosse Jesus. Mas quando jesus tomou o pão, abençoou e partiu que eles perceberam que era Jesus. No momento do partir do pão os olhos deles se abriram. “(31) - Abriram sê-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapercebeu-lhes”.  Foi no partir do pão que perceberam a presença de Jesus. Neste momento os olhos se abriram e viram que era Jesus. Quando temos um encontro com Jesus, nossos olhos são abertos e podemos  ver que Jesus está  ao nosso lado.

IV - Os  Corações  dos Discípulos ardiam em quanto Jesus falava  (32)

Quando os discípulos perceberam a presença de Jesus, os seus olhos se abriram só então também entenderam que seus corações também ardia com a presença de Jesus. Enquanto Jesus falava e ensinava  as Escrituras os corações dos discípulos queimavam, mas por não entenderem que se tratava de Jesus não sabiam, mas somente quando entenderam perceberam seus corações queimando com a Sua Presença

Lições nesta estrada.

1)      – Que nesta caminhada Jesus está  sempre conosco.

2)      – Que nas nossas vidas Jesus sempre nos alimenta.

3)      – Que enquanto Jesus estiver conosco o nosso coração sempre arderá.

 

Conclusão.  Nesta estrada da vida podemos chegar até passarmos por diversos problemas, mas é na estrada de nossas vidas que apreendemos lições importantes.  Se estivermos caminhando com Jesus cada problema sempre terá uma solução.

 

Deixe seu comentário no final da página e compartilhe

 

 veredas

 

 

 

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Vote
Você Conhece Jesus Cristo o Salvador do Mundo?
Sim
Não
De Ouvir Falar
Quero Conhece-lo
Não preciso dele
Sou salvo por Jesus
Tenho-o No Meu Coração
Outros
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (1377 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página



 

VISITE MEU BLOG DE POESIA

http://mensagemdopoeta

agenivaldosilva.blogspot.com.br/