MENSAGEM DO POETA 
1) - A Igreja Em Pedaços
1) - A Igreja Em Pedaços

                                          

CATEGORIA: ESTUDO

 

 TEXTO:  1° CORÍNTIOS 1: 10 - 17

 

INTRODUÇÃO: Para saber sobre a “Igreja em Pedaços” precisamos como pano de fundo, entender a “Igreja em Corinto”. É de suma importância entendermos também, como era Corinto, quem era a Igreja de Corinto e de como eles viviam.

 

1) - COMO ERA CORINTO?

 

Corinto era um ponto de parada natural na rota de Roma para o Oriente. E também um lugar onde se encontrava várias rotas do comercio. A Antiga Corinto foi totalmente destruída pelo romano L. Mummius Achaicus em 146.a. C. Mas um século depois foi reerguido como colônia Romana, reconquistando rapidamente a sua grandeza.

Corinto era uma grande cidade, Capital da Província Romana da Acaia, tornou-se celebre pela suas riquezas e pelo luxo e depravações alimentado pelo culto a Deusa Vênus. A cidade atraiu homens de muitas raças orientais, incluía-se entre eles uma população judia numerosa, a ponto de se criar uma sinagoga ( Atos 18: 4).

Era uma cidade em que “gregos, latinos, sírios, asiáticos, egípcios e judeus” compravam e vendiam, trabalhavam, brigavam e se divertiam na cidade, nos seus portos como em nenhuma outra parte da Grécia.

 

A FUNDAÇÃO DA IGREJA

 

Depois de Paulo ter partido de Atenas, chegou a Corinto encontrou-se com um Judeu de nome Áquila e sua esposa Priscila. Permaneceu neste lugar por 18 meses (At 18: 11), trabalhou fazendo tendas e pregando nas sinagogas judaicas. E nesse período de sua 2o viagem missionária, fundou a Igreja de Corinto, tendo como primícias do seu trabalho a famílias de Estéfanas e Crispo ( 1o Cor 16: 15,16 - At. 18: 8) Ler todo o Capítulo de Atos 18.

 

2) - QUEM ERA A IGREJA DE CORINTO?

 

A Igreja de Corinto era a mais “espiritual “ do NT, pois nenhum dom faltava na igreja ( 1o Cor. 1:7), mas também tinham sérios problemas internos (pecados), que nem aos gentios tinham ( 1o Cor. 5.1). Também ela era conhecida como uma igreja nova, ainda imatura e carnal, devido as divisões, contendas e invejas. (1o Cor 3: 1 - 3). Era uma igreja composta de judeus e gentios ( At. 18: 4 - 8).

 

I ) - A NATUREZA DAS FACÕES EM CORINTO.

 

A desunião na igreja é prejudicial a obra de Deus. A igreja via de regra é assolada por males que vem de fora, mas na igreja de Corinto, temos uma série de malefícios que surge de dentro.

 

A ORIGEM DOS PARTIDARISMOS.

A) - Em Corinto, as facções giravam em torno de seus lideres preferidos ( 1o Cor. 1; 12 - 13 e 1o Cor. 3: 4 - 5 ).

 

B) - A mesclagem das Raças.

Corinto era uma cidade cosmopolita de grande porte, com tradições, costumes e influências das mais variadas parteS do mundo.

 

C) - As dificuldades sociais entre os crentes de Corinto. (1o Cor. 1: 26 ).

Vários fatores contribuíam para que na igreja houvesse dissensões. Aqueles que diziam ser sábios, outros nobres, etc. Também havia contendas até nos cultos, inclusive na ceia do Senhor. ( 1o Cor. 11: 17 - 19 - 21 -22).

 

II) - AS DIVISÒES DENTRO DA IGREJA. ( 1o Cor. 1: 11 - 12 )

 

Paulo recebeu um comunicado de Cloe, que havia entre os Corintos sérias contendas (v.11). Para amenizar o problema ele escreve esta epístola da cidade de Éfeso e expõe o problema diante dos Corintos. Eram 4 grupos ou facções que o apóstolo escreve nos capítulos 1 a 3 de sua carta.

 

1) - O GRUPO DOS FUNDADORES.

 

Esse grupo alegravam-se em auto-proclamarem como pertencente a Paulo - (Eu sou de Paulo).

 

O apóstolo Paulo foi o fundador da Igreja de Corinto, portanto existia o grupo que se achava no direito de ser de Paulo. Eles alegravam-se da liberdade cristã em relação a lei judaica e assim excediam em nome dessa liberdade dizer “Eu sou de Paulo”.

 

2) - O GRUPO DOS INTELECTUAIS. 1o Cor. 1: 12, 3: 4

 

Esse grupo auto-proclama-se ( Eu sou de Apolo).

Apolo era um pregador, judeu Cristão de Alexandria (Alexandria era o centro Intelectual e filosófico).

Talvez mais eloqüente do que Paulo. (Atos 18. 24 - 28).

3) - O GRUPO DOS TRADICIONAIS.

 

Esse grupo afirmava (Eu sou de Cefas).

 

O uso do termo aramaico “Cefas” é equivalente ao grego Pedro. Pode - se entender que este grupo era formado de judeus cristãos. Certamente espelharam - se em Pedro por ser um dos primeiros seguidores de Jesus. Não consta na bíblia que Pedro tenha trabalhado em Corinto, mas a sua popularidade chegou até lá através dos judeus.

 

4) - O GRUPO DOS ESPIRITUAIS.

Esse grupo afirmava-se ( EU sou de Cristo).

 

Dá-se a idéia que este grupo estavam sendo mais espirituais que os outros, pois agiam dessa forma por se acharem melhores que outros grupos. Agiam assim pensando serem de Cristos - seguidores de Cristo - muito espirituais, mas eram um grupo exclusivo. Nisto estava o erro, só eles eram os “certinhos”, os mais “santos”, os mais “espirituais”. O defeito desse grupo não estava em dizer que pertenciam a Cristo, mas em agir como se Cristo pertencesse a eles.

 

III) - O PERIGO DE FACÇÕES E PARTIDARISMOS.

 

Quando lemos as cartas de Paulo aos Coríntios, um dos primeiros problemas a ser identificados sãos as divisões e partidos. (1o Cor. 1: 12 - 13)

Após ter sido informado desses problemas, o apóstolo Paulo pergunta para a igreja de Corinto: Está Cristo dividido ? (v. 13). Esta pergunta identifica o problema da igreja - uma igreja dividida.

A Igreja em Pedaços (Igreja dividida), tem sido identificada em muitos lugares em nossos dias. São igrejas com partidarismos, grupinhos exclusivistas, mais santos que outros.

A divisões nas igrejas tem sido um sério problema para o pastor e muitas vezes para os membros. Quando se fala em divisão, não quer dizer exatamente novos ministérios, novas igrejas divididas, embora isto tenha um fundo de verdade, mas sim em grupinhos rivais dentro da própria igreja, promovendo contendas, rebeliões, pelos seus próprios interesses.

O apóstolo Paulo após ter exposto o problema aos 4 grupos, também fala - lhes sobre o perigo que eles viviam e mostre lhe a razão dessas facções.

 

Vamos analisá-las.

 

1) - Era uma igreja Carnal - ( 3:1). Perigo - Cair nas garras do diabo.

2) - Era uma igreja imatura - ( 3:1). Perigo - Acaba fazendo meninice.

3) - Era uma igreja que não praticava os ensinos de Paulo ( 2: 1 - 5 ) - Perigo - Não cresciam espiritualmente.

 

Ao voltarmos para o princípio da Palavra de Deus, podemos notar que uma igreja dividida não subsiste e deve ser corrigida e disciplinada. Embora exista “Tais Grupinhos” é necessário avaliar a situação e aplicar a disciplina Bíblica.

O versículo de 1:10, nos ensina um grande principio de disciplina - vejamos.

 

CORRIGINDO A CONDUTA

 

1) - QUE DIGAIS UMA MESMA COISA.

 

Aqui está um dos segredos, falar a mesma linguagem, ter a mesma fala. Jesus disse a boca fala do que o coração esta cheio ( Mt 15: 19.

 

2) - NÃO HAJA DISSENSÕES, ANTES SEJAS UNIDO.

 

Em todo partidarismo pode-se criar problemas, não existe um melhor que o outro, não existe grupinhos melhores ou piores, todos são iguais, todos devem ser unidos. Jesus disse: Para que todos sejam um...que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17: 21 - 23 - Salmo 133:1)


3) - EM UM MESMO PARECER

  

Quando a Igreja que está olhando para Jesus, Heb. 12: 3 - Ela está visualizando, novos alvos, novas direções. Uma igreja vitoriosa é aquela que é unida. Em mesmo parecer, num mesmo sentido e sentimento que houve em Cristo Jesus. Flipenses 2:2

 

CURANDO A FERIDA

 

Como fazer para resolver conflitos entre lideres e liderados, e membros x membros?

 

1) - Que todos reconheçam que Jesus é o Senhor da Igreja. Filipenses 2:11

 

LIDERES (X) LIDERADOS

 

Lideres - Não ter domínio sobre a igreja como se ela fosse dele. 1º Pedro 5: 2 - 3.

Liderados - Obedecendo-os e sujeitando-os, porque velam pelas vossas almas. Heb. 13:17.

 

MEMBROS (X) MEMBROS

 

1) - Submetei-vos uns aos outros no temor do Senhor ( Ef.5:21), respeitando-o e honrando como convém aos santos. Rm 16 : 2 - Tiago 2: 9 - SL 133:1

 

2) - Que todos reconheçam que em uma igreja onde existem facções, não pode haver vitória.

 

3) - Que todos procurem se fortalecer no amor do Senhor e valorizar uns aos outros  em Cristo Jesus.

 

CONCLUSÃO

 

É mister que em muitas igrejas, existam essas divisões, problemas internos e externos, mas uma igreja que vive em pedaços, é uma igreja que vive em “maus pedaços”.

Por isso é dever de todos que procurem as melhores maneiras para resolver os problemas, para que a igreja proclame a vitória e seja vencedora.

Jesus ao morrer na cruz do calvário, pela sua morte de cruz, nos reconciliou e quebrou a parede que dividia uns aos outros. Ef. 2.14

A Igreja que está olhando para Jesus (Heb. 12:2, é uma igreja vitoriosa, que visualiza novas metas, novos alvos e alcançando os não salvos e não tem tempo para briguinhas etc.).

Portanto sejamos unidos em Cristo Jesus, pelo vínculo do amor, porque Deus é amor.

 

Nota do Autor. Este estudo foi escrito para a Revista da Escola Bíblica Dominical da ICPB ano de 1998 – (Alguém já publicou em certo jornal sem mencionar nota do autor)

 

BIBLIOGRAFIA

 

 1º  Coríntios - Autor Lion Morris - Editora Mundo Cristão.

 Através da Bíblia - Autor - Mayer Pearmen - Editora Vida

 Sintetizando a Bíblia - Autor - José Apolônio da Silva - Editora CPAD

 Dicionário da Bíblia Jhon D. David - Editora Juerp.n

 Pequena Enciclopédia da Biblia - Autor Orlando S. Boyer

 Lições Bíblicas - CPAD

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Vote
Você Conhece Jesus Cristo o Salvador do Mundo?
Sim
Não
De Ouvir Falar
Quero Conhece-lo
Não preciso dele
Sou salvo por Jesus
Tenho-o No Meu Coração
Outros
Ver Resultados

Rating: 2.5/5 (300 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...






Links Preferidos

MISSÔES

Missão Portas Abertas

 
www.portasabertas.org.br/
 

JMM - Missões Mundiais - Principal

 
www.jmm.org.br/
 

Jovens Com Uma Missão - JOCUM Brasil

 
www.jocum.org.br/tag/missoes

SENAMI :: Secretaria Nacional de Missoes

 
www.senami.com.br/

Missão A Voz dos Mártires - 

 
www.vozdosmartires.com.br/
 

Horizontes América Latina

 
www.mhorizontes.org.br/

Missão Antioquia

 
www.missaoantioquia.com/

Missão Novas Tribos do Brasil - Blog

 
novastribosdobrasil.org.br/

Asas de Socorro

 
www.asasdesocorro.org.br/

 

www.icpb.com.br/

  

http://www.ipcc.cc/Brazil.htm

   www.icpb.com.br/senemi/

 International Pentecostal

Church of Christ


Estados Unidos das Américas


 

www.ipcc.cc/ 

 

México

www.ipcc.cc/Mexico.htm 

 

África - Kênia

 

 

http://www.ipcc.cc/Africa.htm

 Argentina

 

http://www.ipcc.cc/Argentina.htm

GUIANA

 http://www.ipcc.cc/Fr.%20Guiana.htm

 

FILIPINAS



India 


Uruguay 

 

"http://www.ipcc.cc/Uruguay.htm"

 Espanha


  

 http://www.ipcc.cc/Spain.htm

 

Suriname

 


 

http://www.ipcc.cc/Suriname.htm

 

Venezuela

 

 

http://www.ipcc.cc/Venezuela.htm

 

Vetinã

  

http://www.ipcc.cc/Vietnam.htm

Chiesa Di Cristo Pentecostale di itália

http://senemi.icpb.com.br/noticias/obra-missionaria-na-italia-muda-de-direcao/


baneira da iatalia

 


Videos em Slides 





 

 

 

 Tudo Novo

 

 Linda flores