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4) A Chamada do Obreiro Cristão
4) A Chamada do Obreiro Cristão

                                                

TEXTOS: HEBREUS 5:1 - 4  - 1º PEDRO 5:1-3

 

HEBREUS 5: 1-4

 

1 Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados,

2 podendo ele compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto também ele mesmo está rodeado de fraqueza.

3 E por esta razão deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, oferecer sacrifício pelos pecados.

4 Ora, ninguém toma para si esta honra, senão quando é chamado por Deus, como o foi Arão.

 

1° PEDRO 5:1-3

 

1 Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:

2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;

3 nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.

 

Introdução. O cristão se converte e tem um crescimento espiritual e algum dia em sua vida é chamado para ocupar alguma função dentro da igreja.

Há diversidades de dons no corpo da igreja e muitas funções para o chamado.(Romanos 12:3-8).

Alguns são chamados  para ser operador e cooperador, obreiros etc.

Mas o ministério que ocupa a liderança para edificação da igreja proposta em Efésios 4:11 deve ter um chamado especifico.

Embora muitas são as chamadas para edificação do corpo.

 

Explicar o texto lido. Nestas duas passagens Bíblicas vemos de maneira singular a chamada do obreiro, que primeiramente deve prestar culto a Deus e ser o exemplo para o rebanho não por força ou por ganância, mas de livre espontânea vontade diante de Deus.
Vamos analisar a vida de três grande profetas de Deus como base para nosso estudo. Isaías, Jeremias e Ezequiel.


I -  A CHAMADA DE ISAÍAS

O fundo histórico da chamada de  Isaías encontra-se em 2° Cronicas 26: 1 - 23.
A moral da nação estava no ponto baixo. O rei Úsias tinha fracassado por ter queimado incenso sem autorização de Deus. 

a) - Isaías era filho de Amóz (1:1)
b) - Morava na cidade de Jerusalém,era casado e tinha dois filhos (Isaías 7:3;8:3.)
c) - Seu ministério durou cerca de 40 anos. Começando no ano em que morreu o rei Úsias (6:1) e perdurou o reinado de Jotão - Acaz até o décimo quarto ano (14°) de Ezequias. (740 a.C até 701 a.C)
A tradição diz que Isaías foi cerrado ao meio pelo filho ímpio de Ezequías, Manassés, algumas pessoas acreditam que  Hebreus 11:37 refere-se a isto.


1) - A sua chamada veio na forma de uma visão (Is. 6:1).
a) - Nesta visão Isaías vê um sublime trono e Serafim (1-2)
b)  - Isaías vê a Santidade de Deus e a Glória de Deus.


2)  - Reconhece sua própria necessidade espiritual ( 5-9)
     

        "Ai de mim que vou perecendo"


a) - O pecado deve ser confessado para ser perdoado.
Pecado confessado = pecado perdoado


b) - Purificação (6)
c) - A chamada -  (8-9)


E com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu:

 Eis-me aqui, envia-me a mim. Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

 

II - A CHAMADA DE JEREMIAS - Jeremias 1- 1-3 Ler Ezequiel 16:1-14.

O prolongado ministério de Jeremias, que durou mais de quarenta anos, estendeu-se desde o ano de 625 a.C. até poucos anos depois que Judá deixasse de ser um estado, no ano de 586 A.C. Mais de cinquenta nos de apostasia religiosa sob o reinado de Manassés foram, finalmente, seguidos de uma reforma religiosa no governo de Josias (621-607) a.C.). Jeremias apoiou a reforma com entusiasmo até perceber que o coração do povo não mudava. Dois anos após a morte de Josias, a batalha de Carquemis (605 a.C.) consolidou o domínio babilônico sobre a Ásia Ocidental. A partir daí, Jeremias defendeu a submissão a Babilônia, porém não teve êxito. Por causa da administração dos últimos quatro reis de Judá, dos vinte e um anos de apostasia religiosa e fraqueza política, tornou-se inevitável a queda de Jerusalém no ano de 586 a.C. e o conseqüente exílio.

As angustiosas circunstâncias sob as quais Jeremias trabalhava e a extraordinária extensão com que a idolatria tomara o lugar da religião revelada em Judá manifestam-se com clareza nas predições de Jeremias. Igualmente, a angústia espiritual de Jeremias é causada por esta apostasia. Contudo, não era ele um homem pessimista. Era, essencialmente, guerreiro de Deus, porém um guerreiro que também exercia as funções de atalaia e testemunha. O primeiro capítulo descreve o chamado de Jeremias para o mninistério profético. Os capítulos 2 a 13 capacitam-nos a reconstruir as condições em que ele profetizava, enquanto os capítulos 14 a 33 nos revelam sua consciência de Deus e sua comunhão com ele (leia também 1:1-19). O guerreiro surge, como atalaia de Deus (34:1 - 45:5) e testemunha de Deus (46:1-52:34).

 

1) - A Palavra do Senhor veio a Jeremias (v2)

2) - Vocação - Chamado para ser profeta (v.5)
3) - Antes que eu te formasse no ventre te conheci - (5)
Direção de Deus em nossas vidas,mesmo antes do nosso nascimento
4) - Te Santifiquei - Separado para fazer a obra de Deus. (5)5) - Objeção ao seu chamado -  Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino.

6) - Virtudes na Vida de Jeremias.

a) - Obediência a Deus.

b) - Presença de Deus em sua vida (v.8)

 

Não temas diante deles; pois eu Sou contigo para te livrar, diz o Senhor.

c) - Proteção de Deus ( 1ª parte do verso 9)

Então estendeu o Senhor a mão...

d) - Ministério da Palavra em sua vida. (9)
Eis que ponho as minhas palavras na tua boca...
e) - Ministério Profético. (10) 
Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares.


 III - A CHAMADA DE EZEQUIEL - (Ezequiel 1:1-4)

 

Fundo Histórico de Ezequiel:

A pessoa de Ezequiel se acha tão imersa na mensagem, que além de seu nome, pouco sabemos com referência a ele. Somente dois fatos de caráter biográfico podem deduzir-se do livro: que era filho de Buzi, o sacerdote, e, diferentemente de seu contemporâneo Jeremias. Ezequiel era casado, mas "o desejo dos teus olhos" lhe foi tirado de um golpe, enquanto realizava sua missão por ordem de Deus.
Ezequiel tem sido considerado, com freqüência, uma pessoa severa, insensível. Tem-se dito que é impessoal indiferente a seu ouvinte, e só lhe preocupa a vindicação da glória de Deus, mesmo na proclamação da misericórdia. Conquanto seus sentimentos não aflorem à superfície, como no caso de Jeremias, a afirmativa de que ele não é compassivo equivaleria a ir além das evidências. Nem tampouco podem os críticos radicais justificar suas teorias que afirmam que o profeta sofria de ataques catalépticos e de paranóia esquizofrênica. Os atos simbólicos que ele executa e as visões que recebe não são, em essência, diferentes dos que os outros profetas registram.
Ezequiel foi levado para a Babilônia no ano de 597 a.C. e foi chamado para o ministério profético cinco anos mais tarde. Exerceu tal ministério ativamente durante um período de vinte e dois anos, pelo menos (29:17).

 


Fundo Histórico  do Livro de Ezequiel: O Livro de Ezequiel relata a atividade de um profeta durante o exílio na Babilônia. O profeta dirige suas mensagens a seus compatriotas cativos e também ao povo hebreu que ainda reside na Palestina. Ambos os grupos permaneceram obstinados e impenitentes, mesmo depois da captura de Jerusalém levada a cabo pelo rei babilônio Nabucodonosor, e do exílio de Joaquim, rei de Judá, juntamente com uma considerável parte da população no ano de 597 a.C. Portanto, Deus atribuiu a Ezequiel a tarefa de denunciar a casa rebelde de Israel e predizer a destruição de Jerusalém e a deportação de um número ainda maior. Seis anos depois de Ezequiel haver começado a pregar, suas palavras se cumpriram. No ano de 586 a.C., Nabucodonosor destruiu Jerusalém e levou cativos para a Babilônia quase todos os sobreviventes. Mas, a despeito da infidelidade de Israel, Deus mostrou-se misericordioso. Ezequiel recebeu instruções no sentido de proclamar as boas-novas de que o exílio terminaria e Israel recuperaria sua posição de instrumento da salvação de Deus para todos os homens.

 

1) - Abriram-se os céus - (1)
a) Eu vi visões de Deus.
b) Ali esteve sobre ele a mão do Senhor.(4)
2) Responsabilidade de Ezequiel 2:1 a 3:27)
a) -Posição a ser tomada -  Poe-te  em pé. (1)
b) - Recebeu ordem de levar a mensagem de Deus.
c) Antes de ir tinha que comer o rolo que continha a Palavra de Deus.
- Preparar  em todos os sentido..


Conclusão. O chamado de Deus para o ministério não é brincadeira. O tempo hoje como nos primórdio da Bíblia exije preparação e dedicação ao ministério. Estudar e se preparar e ter uma vida com Deus faz parte na vida do obreiro. Paulo deixou claro que quem deseja o Ministério deve se preparar e ser aprovado veja o texto.

 

"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". 2° Timóteo 2:15 

 

 

                                                      

                                                    

 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens. Marcos 1:17

 

 

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